Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

Aprenda a fazer CRONOGRAMA CAPILAR e recupere seu cabelo danificado!

Olá meninas!
A dica de hoje é sobre cronograma capilar, a salvação para os nossos cabelos...


cronograma capilar! É uma rotina de cuidados com os cabelos – dividindo os tratamentos entre hidratação, nutrição e reconstrução – de acordo com as necessidades dos fios.
É claro que o cronograma só funciona se você fizer direitinho e se você tiver uma boa alimentação e cuidar da sua saúde. Tudo isso influencia muito nos cabelos.
Vamos aprender a deixar nossos cabelos lindos e maravilhosos em casa, sem gastar muito?


1- HIDRATAÇÃO – reposição hídrica
2- NUTRIÇÃO – reposição lipídica
3- RECONSTRUÇÃO – reposição proteica

Alguns cabelos precisam mais de nutrição, outros de reconstrução… Mas todos precisam de hidratação!

Cabelos levemente opacos e ressecados precisam mais de HIDRATAÇÃO
Cabelos porosos, com excesso de volume e frizz precisam mais de NUTRIÇÃO
Cabelos frágeis, elásticos e quebradiços precisam mais de RECONSTRUÇÃO



Hidratação: Serve pra repor a água dos fios. É indicada pra cabelos levemente ressecados e sem brilho. Deixa os cabelos desembaraçados e macios, resultando em fios leves e tudo que há de bom! Procure cremes de hidratação à base de ativos naturais como frutas, frutos e ervas. Rótulos devem conter as palavras: hidratante, hidratação, “misture”.

Nutrição: A função dessa etapa é repor os nutrientes (lipídios) que os cabelos perdem normalmente. Isso faz com que os fios fiquem mais sedosos, brilhantes e “encorpados”. Deixa o cabelo com aquele movimento lindo! E, de imediato, a nutrição reduz o frizz e dá brilho. Super indicada pra cabelos porosos, volumosos e com frizz, aqueles fios chatos que tanto incomodam ficando arrepiadinhos. A nutrição deve ser feita com óleos, manteigas, ceras e até mesmo cremes específicos. Indico muito os óleos, que são um meio mais fácil e barato. Você pode usar óleo de coco, de abacate, de tutano e o melhor de todos, na minha opinião: óleo de argan. Mas se você não tiver com muito dinheiro e estiver precisando muito, azeite de oliva purinho é um nutritivo e tanto pros seus cabelos! Manteiga e cera de karité também são maravilhosas. 
Rótulos devem conter as palavras: nutritiva, nutrição, nutrition, butter treat ou até mesmo reparação. O bom é escolher um óleo, manteiga ou cera e passar no cabelo todo (menos na raiz), principalmente nas pontas, e deixar agir um dia inteirinho! Fica perfeito depois que você lavar. O durante é meio assustador, tá? Mas não se preocupe, vai ficar um luxo!

Reconstrução: Essa fase vai reestruturar totalmente a fibra capilar restaurando a parte interna do fio, aumentando a resistência de imediato, selando as cutículas e fazendo seus cabelos secarem mais rápido. É indicada pra cabelos frágeis, elásticos, emborrachados e quebradiços, porque vai deixá-los mais resistentes e “encorpados”. Procure cremes com a composição contendo queratina e colágeno, em todas as variações. Você também pode optar por usar a queratina pura, mas tome muito cuidado! Excesso de queratina é um monstro pros nossos cabelos, tem que saber usar a quantidade certinha. Rótulos devem conter as palavras: reconstrutora, reconstrutor, repositor de massa, repair, strength, rebuild.

A tabela com os principais componentes ideais pra cada etapa do cronograma pode ajudar bastante a identificar o tipo de produto (hidratante, nutritivo ou reconstrutor):


O cronograma deve ser montado e adaptado de acordo com as necessidades do seu cabelo, a quantidade de vezes de cada etapa depende de que os fios estão precisando. Tem gente que faz durante um mês, tem gente que faz sempre, tem gente que faz hidratação + nutrição + reconstrução em apenas uma semana… Cada um faz de um jeito! Sempre que seu cabelo estiver danificado, faça inicialmente durante 1 mês e preste atenção em qual etapa funcionou melhor pro seu cabelo, depois personalize seu cronograma focando mais nesta etapa, sem se esquecer das outras.
Estabeleça uma rotina da forma que quiser, o importante é seguir a ordem. Nunca faça reconstrução antes de passar pelas etapas de hidratação e nutrição! Se o seu cabelo chegou ao ponto de estar tão danificado que precisa ser reconstruído, com certeza também precisa ser hidratado e nutrido por estar com falta de água e lipídeos – além de proteínas. E o excesso de proteína pode fazer o contrário do que queremos, quebrando e endurecendo os fios.
  
Sugestões de cronogramas:


A maioria dos cosméticos pro cabelo contém componentes das 3 etapas, a questão é perceber qual componente está em maior quantidade e em destaque no rótulo e na descrição do produto.
Que tal algumas sugestões de produtos? Confiram:

HIDRATAÇÃO

 Máscara de Hidratação Intensa – Pantene

Creme de Hidratação CareLiss Açúcar – Cless
Creme de Tratamento Hydrous Intensy – Amend
Creme de Tratamento Hidratação Profunda – TRESemmé
Máscara de Hidratação Profunda RelaximaCare – Matrix
Banho de Creme Antiqueda – Bio Extratus
Máscara Chroma Riche – Kérastase
Glicerina líquida
Bepantol líquido/solução 


 NUTRIÇÃO

 Creme de Tratamento Elseve Liss-Intense Extreme - L’Oréal Paris
Creme de Hidratação Profunda Cholesterol Avocado Oil – Salon Line
Máscara Óleo Reparação – Garnier Fructis
Máscara Óleo Nutrição – Dove
Banho de Creme (Tutano, Ceramidas e Manteiga de Karité) – Bio Extratus
Máscara Discipline Liss – Amend
Creme de Tratamento Óleo de Ojon – Novex
Óleo de Argan – Moroccanoil
Azeite de oliva
Óleo de coco


RECONSTRUÇÃO

Creme de Tratamento Reconstrução e Força – TRESemmé
Creme de Tratamento S.O.S Reconstrução Estrutural – Seda
Máscara Reparadora Anti-Age – Amend
Repair Rescue Treatment - Schwarzkopf Bonacure
Creme Nutritivo Rigen – Alfaparf Milano
Máscara Fiberceutic - L’Oréal Paris Professionnel
Máscara Reconstrutora - Acquaflora
Máscara Capilar Queravit – Bio Extratus
Queratina líquida
É isso, meninas! Espero que usem e abusem das dicas do post e curtam o resultado. Não se esqueçam de contar nos comentários se gostaram, hein?
Beijinhos e até o próximo post.
4

4 comentários:

Unknown disse...

Preciso ser mais disciplinada e voltar com o cronograma capilar, é tudo de melhor!
Teu post ficou excelente e super explicativo!

Adorei conhecer teu blog e segui :D

Bjão
Danica

Unknown disse...

@O Mundo de Danica
Olá minha linda!
Adorei em saber que você gostou, o cronograma capilar é muito importante para os nossos cabelos,eu mesma quando passei a saber do cronograma e comecei a fazer o meu cabelo virou outro estou amando demais,maravilhoso quanto mais agora que eu estou loira platinada meu cabelo precisa de muitos cuidados.
Bjosssss

Karina Pink disse...

Muito bom!
Também sou de salvador,bjs
http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

Unknown disse...

@Karina Muniz
Oii linda!
Muito bom mesmo esse cronograma, é a salvação para os cabelos,bom demais...
Bjosssss

Postar um comentário

“Deixe aqui um comentário”